Mudança para os Estados Unidos (1) – Escolha seu caminho, com atenção
Mudança para os EUA – Dicas de Miami
O Ponto Miami recebe, constantemente, perguntas e pedidos de posts sobre o processo de mudança para os Estados Unidos – no princípio, achávamos que esse era um assunto um pouco fora de nosso objetivo original (dicas para quem vem nos visitar), mas com o passar com o tempo, começamos a refletir que, a nossa experiência por aqui poderia ser útil para quem está planejando uma mudança para terras americanas.
Iremos fazer uma série de posts com diversos assuntos que fazem parte disso, incluindo referências de profissionais e serviços, quando isso for indicado.
Mas vamos começar com o principal : escolha o seu caminho.
Nós do Ponto Miami, somos brasileiros de origem e continuamos com nosso coração, metade, verde-amarelo, mas nos tornamos americanos também, de papel e de alma, respeitando algo: são duas vidas totalmente distintas – não cabe a ninguém julgar qual é melhor ou pior. O sucesso de uma mudança reside, principalmente, na facilidade de assimilar essas diferenças.
A primeira grande diferença é com relação às normas e leis – aqui elas são estanques, monolíticas e têm uma interpretação objetiva e direta.
Isso se aplica, principalmente, aos primeiros passos que você dá por aqui quando da implementação de sua mudança – principalmente na escolha da condição de imigração – tipo de visto – que você vêm, buscando seguir, objetivamente o que as normas pedem.
Uma coisa que é fundamental para você saber sobre seus primeiros passos nos Estados Unidos: eles deixam marcas importantes e que irão determinar, em muito, o sucesso do resto do seu tempo aqui. A leis americanas acomodam criatividade – mas não ficção. Os seus passos devem ser, sempre, calcados em verdades – nunca esconda sua intenção original, se você quer estar aqui por mais tempo (investir, trabalhar, etc) ou se você está somente de passagem (turismo, estudante, etc).
Por isso, gaste bastante tempo conversando com profissionais daqui – advogados e contadores (lembre-se que uma mudança de país sempre implica em impactos fiscais, nos EUA e no Brasil…) – nunca converse somente com um, mas sim com dois ou mais (até porque, será comum você ter sempre uma opinião diferente…). O mais importante: é assim que VOCÊ começa a criar a sua massa crítica para desenvolver o melhor planejamento de mudança… Não acredite em processos fáceis e mágicos (isso não existe), não acredite em manobras (isso é ficção).
Faça seu planejamento desde o Brasil, invista em viagens exploratórias – para conversar com profissionais e observar oportunidades. Crie uma lista de opções, reflita, discuta com mais pessoas… gaste seu tempo. Não faça o erro de muitos: forçar uma mudança e, a partir daqui, tentar opções diferentes…
Outro ponto de destaque: os Estados Unidos são sim, uma terra de oportunidades, mas estas têm um ritmo diferente do que, normalmente, estamos acostumados… As coisas podem demorar um pouco mais para acontecer e quem vêm para cá deve contar com isso… Sendo assim: paciência e preparo para aguentar mais tempo (do que o normal no Brasil) para que os resultados apareçam – e esteja preparado, financeiramente, para essa espera.
Resumo desse nosso primeiro post: Não caia no erro de criar uma situação que não seja verdadeira, busque o conselho de profissionais e tenha paciência.
No próximo post desse assunto, iremos começar a falar das opções de vistos. Não deixe de nos acompanhar!
Para todos os post da categoria “Mudança para os EUA”, clique na frase a seguir: Mudança para os Estados Unidos.
Mudança para os Estados Unidos – Escolha seu caminho. Mudança para os EUA. Dicas de Miami. Guia de Miami. Mudança para Miami. Ponto Miami
Mudança para os EUA – Dicas de Miami
Comments