Como se preparar para viajar com as crianças?

Texto escrito por Marice Mello

Pediatra e Mãe

maricemello.com.br

@dramarice

Viajar com os filhos nos prepara para situações diversas, muda nosso roteiro, mas preenche nossa vida de memórias inesquecíveis.

Vou deixar algumas dicas práticas, como pediatra e como mãe, espero que ajude!

No Aeroporto…

Leve atividades como revistas, livros, lápis de cor, jogos ou tablet para distração das crianças, o voo pode atrasar ou a conexão pode ser demorada.

A mala de mão deve ter:

– Roupa extra para troca, a criança pode se sujar ou molhar, e casaco, no avião pode ficar frio;

– Roupa extra de acordo com o clima da cidade de destino, a mala pode extraviar ou demorar a chegar;

– Medicações que possa precisar no avião: analgésico, antitérmico, remédio para enjoo, soro para lavar o nariz, medicações de uso contínuo da criança. Lembre-se que os frascos não podem ultrapassar 100ml;

– Lanches que seu filho goste para a espera no aeroporto e avião. Esses lanches devem ser industrializados, alimentos perecíveis não são permitidos no embarque;

– Caso o seu filho use leite artificial, você pode levar a lata do leite em pó ou a quantidade do leite de cada mamada separada pronta.

No Avião…

Na decolagem e aterrisagem é bom prevenir a pressão no ouvido, para os bebês dar a mamadeira ou a chupeta nestes momentos. Os maiores podem mascar chicletes. Bebês que choram muito após a decolagem podem ter ficado com dor no ouvido e precisar de um analgésico.

Por lei, a criança até 2 anos pode voar no colo da mãe sem pagar assento. Na prática quando o bebê já está perto de 1 ano é muito difícil acomodá-lo no colo. Se você tiver condições, sugiro comprar uma poltrona para a criança.

Onde Ficar?

Com crianças pequenas o bom é optar por hotéis com quartos que parecem uma casa ou apartamento, com uma cozinha de apoio. Os pequenos estranham a comida de um país diferente, as vezes sendo preciso cozinhar para eles. Eles também se adaptam melhor à rotina da viagem quando ficam mais tempo num mesmo local e este local ofereça espaço para momentos do dia a dia dele, como um local para as refeições, descansar, brincar.

Rotina…

Vai ser difícil manter a rotina numa viagem, mas lembre-se de respeitar os horários das refeições das crianças. Durante a viagem descubra como a criança fica mais confortável, se precisa de uma soneca no meio da tarde, ou um descanso antes de sair a noite. Na volta para a casa tudo volta ao normal em poucos dias.

Medicações…

Levar uma “farmacinha” na mala facilita as intercorrências que podem ocorrer durante a viagem. Como pediatra sugiro alguns itens básicos, preferindo sempre as medicações que o pediatra já prescreve eventualmente para a criança:

– analgésico / antitérmico

– remédio para enjoo e/ou vômitos

– lactobacilos (caso precise repor a flora intestinal)

– antialérgico oral

– pomada para picada de inseto

– antiespasmódico (para gases)

– soro para lavagem nasal

– medicações de uso contínuo da criança, ou para um quadro clínico que ela possa apresentar já de conhecimento dos pais, como por exemplo uma criança que tenha crises de asma.

Programação…

Quando viajamos com as crianças procuramos um roteiro que as agrade. Crianças podem ser muito ativas, mas durante a viagem alterne dias agitados com dias mais calmos, com menos horário e compromisso.

Para uma programação noturna dê um jantar ou lanche mais cedo para os pequenos para eles acompanharem vocês tranquilos até mais tarde. Nos programas para adultos leve uma atividade para distrair a criança como jogos, livros ou tablet.

Aproveite as viagens para contar sobre a história do lugar, mostrar aos filhos comidas diferentes e despertar novos interesses nos pequenos!

Dra. Marice El Achkar Mello, é Membro Efetiva da Society Pediatric Dermatology, da Sociedade Latino-Americana de Dermatologia Pediátrica, da Sociedade Brasileira de Pediatria e Membro do Departamento Científico de Dermatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2002, fez Residência em Pediatria no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis e Especialização em Dermatologia Pediátrica no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba.

Comments

Leave a comment