U.S. Route 27… um caminho diferente para Orlando!

Dicas de MiamiGuia de Miami

 

Sempre é grande a probabilidade de quem visita Miami, também ter ORLANDO no seu roteiro de viagem e, invariavelmente, somos sempre questionados sobre qual seria o melhor caminho entre as duas regiões… A resposta mais fácil e óbvia é a FLORIDA’S TURNPIKE (clique AQUI, para o post que fizemos sobre essa rota) …mas existem várias outras opções de vias…

Abaixo, uma comparação entre a Turnpike e outras duas opções:

Considerando a distância começando em Downtown Miami e terminando em Lake Buena Vista…
– Florida Turnpike: 375 km ou 3 horas e 21 minutos (sem contar paradas).
– I-95 + US Route 192: 383 km ou 3 horas e 53 minutos (sem contar paradas).
– US-27: 385 km ou 4 horas e 4 min (sem contar paradas)

Ou seja, as diferenças em favor da Turnpike, seriam a distância e o tempo. Mas existem também, alguns pontos negativos:
– É uma via um tanto monótona, sem muita coisa para ser vista… a paisagem praticamente não muda.
– Dependendo do horário e do dia, pode ser muito movimentada, fazendo com que esse tempo de viagem pule em mais de 1 hora.
– São poucas as vias de escape… se houver um problema na estrada e dependendo do ponto onde você estiver, você pode ficar parado por bastante tempo.
– É uma rota com pedágio e a viagem, saindo de Miami, custa algo como US$ 19 (se você usar o Sunpass, o custo será US$15).

Novamente: a Turnpike ainda é nossa primeira indicação… mas, pensando nas outras opções, não vamos esconder que testamos e GOSTAMOS MUITO da rota usando a US Route 27… Pouca coisa mais longa e um pouco mais demorada (40 minutos) … mas é muito interessante!

Entre a região de Miami e Orlando, a US Route 27 é uma das rotas mais antigas: corta o interior da Flórida, TÊM PISTA DUPLA, passa por várias cidadezinhas e é muito, mas muito mais cênica. A Turnpike é mais moderna, com a conveniência de seus plazas de serviço (a cada 70 km), enquanto a US Route 27 é mais rústica, passa no meio do Parque Nacional dos Everglades e por uma série de cidades pequenas (com opções de postos de gasolina, fast foods e supermercados).

Como intuito principal desse post, vamos descrever o caminho, usando a US Route 27, entre Miami e Orlando…

 

Acessando a US Route 27 Recomendamos a entrada que fica ao lado de Weston, no extremo oeste de Fort Lauderdale. Sendo assim, se você está saindo de Miami, deverá pegar a I-95 no sentido norte (North) e, na altura do aeroporto de Fort Lauderdale, irá virar para a I-595 no sentido oeste (West). Serão mais ou menos uns 20 km dessa via, até você chegar na altura de Weston (quase ao lado do Sawgrass Mills Mall), onde você passa a pegar a I-75, caminho normal para a costa oeste da Flórida. Serão, menos de 10 minutos nessa via, algo como 9 Km, até você encontrar a intersecção com a US-27, onde você virará no sentido norte (North).

 

Começando na US Route 27 e Everglades Assim que você começa na US-27, você estará entrando em um pedaço da reserva selvagem dos Everglades, ecossistema pantanoso único no mundo. Por algo perto de 30 km, você vai poder curtir uma paisagem bem plana, com diferentes canais e, sim, eventuais aligátores (o “jacaré” daqui). Essa parte, até a pequena vila de South Bay, é o trecho mais deserto de todo o percurso até Orlando… No total, são 64Km (40 milhas) sem postos de gasolina e serviço – até chegar na vila. Logo depois de South Bay, fica Lake Harbour onde está a ponta sul do Lago Okeechobee, maior lago natural da Flórida, e se você estiver com tempo, pode parar no John Stretch Memorial Park para dar uma olhada na região (não dá para gastar mais do que 20 minutos nisso…)

 

Região do Okeechobbe De South Bay para cima, começa a região canavieira da Flórida, com algumas cidades pequenas pelo caminho… A US-27 toma um pouco de mais tempo, exatamente por passar no meio das cidades e, assim, ter que contar com semáforos. Mas, por outro lado, essa é uma maneira bem legal de conhecer as típicas cidades do interior americano – tudo simples e rústico, mas com seu charme. Virão cidades como Clewinston (+-1 hora e meia de viagem, no km 152), com pouco mais de 7.000 habitantes, com opções de Wallgreens (farmácia/conveniência), CVS (Idem), fast foods e supermercado. Mas se você está pensando em uma parada para descanso + conveniência, um pouco mais adiante, logo depois de Moore Haven, você encontra uma parada de caminhões, com uma bela estrutura: chama-se LOVE’S, e fica na altura do km 180 da viagem, mais ou menos 1 h e 47 min de sua partida.

 

Região dos lagos Pouco acima de Moore Haven, algo como uns 20 minutos depois, o cenário começa a mudar, saem as plantações de cana, e chegam áreas de florestas pantanosas com muitos ciprestes, lagos e plantações de laranja. Repare nas placas alertando a possibilidade de ursos na estrada – isso mesmo, a Flórida tem uma subespécie de urso preto, Ursus americanus floridanus, com uma população estimada em 4.000 indivíduos espalhados por todo o estado. A primeira cidade da região dos lagos é Lake Placid – km 250 da viagem – onde você encontra algumas opções de fast food e postos de gasolina. A partir daí os espaços entre as cidades são bem mais curtos e os semáforos um pouco mais frequentes – atenção e cuidado. Vinte minutos depois, vem Sebring, a maior cidade de todo o percurso… aqui com também várias opções de paradas – de WallMarts, Targets a postos. Vem outras cidades, como Avon Park e Sun Ray, chegando a Lake Wales (região onde fica o parque temático Legoland).

 

Chegando em Orlando De Lake Wales, são mais 40 km e você estará chegando à I-4, a rodovia principal para quem vai ficar em Orlando. Você chega numa área que fica ao Sudoeste dos parques da Disney e, com mais uns 15 minutos de I-4, sentido East, você estará em Lake Buena Vista, região das entradas para os parques.

 

Conclusão Nossa recomendação é usar essa rota, tanto para ir, como para voltar de Orlando, quando você têm mais tempo, ou as condições de movimento na Turnpike são excessivas, ou mesmo pela curiosidade de um caminho novo.

Abaixo, um vídeo exclusivo do Ponto Miami, com toda a viagem!

 

 

Dicas de MiamiGuia de Miami

4 Comments

  1. Nadja Lucena

    Prezado Carlos Eduardo, sua descrição desse roteiro para Orlando pela US Rouge 27 é excelente.
    Nós vamos à Orlando desde 1975. (não os 45 anos seguidamente, mas com frequencia). E fizemos por estrada o trecho Miami-Orlando (ida e volta) apenas 3 vezes, pois, nós não apreciamos viagem de carro. Mas sua descrição foi tão boa que me aguçou a curiosidade. Vou conversar aqui em casa para saber qual será a aceitação dessa novidade. Valeu!
    Obs: Desde que passei a seguir seu Instagram, Tenho apreciado muitíssimo tanto o seu jeito de informar quanto seus comentários.

    • Carlos Silva

      Oi Nadja! Você não sabe como me deixou feliz com o seu comentário. É exatamente esse o meu maior objetivo: trazer uma maneira diferente de curtir a Flórida, principalmente para quem já conhece bem! Eu curti muito fazer esse post e fico grato que você tenha gostado!
      Abs.

  2. Prezado, fiz esse trajeto em maio de 2019 voltando para Orlando mas, agora com sua explicação, é que tive a real dimensão do caminho que fiz e quão rica é a viagem. Obg.

    • Carlos Silva

      Olá Anthony, fico feliz que eu tenha ajudado a apreciar a viagem, mesmo que um tempinho depois de quando você a fez. Eu gosto muito da US-Route 27, não é monótona e você pode ter uma boa idéia de como é a Flórida no seu interior. Abs e muito obrigado por acompanhar o Ponto Miami.

Leave a comment