Temporada de furacões – mitos e verdades…

Ponto Miami Dicas de Miami Guia de Miami Temporada de Furações

Guia de Miami – Viagem para Miami

 

Com certa frequência, nós recebemos algum comentário que repete a mesma frase: “Não vou para Miami no mês X, por causa dos furacões”….
Nossa resposta, invariavelmente é: Não existe a certeza de que irá acontecer um furacão, mas sim, por ser uma época propícia para grandes tempestades, é melhor estar atento (a).

O fato: nos últimos 50 anos, 25 furacões se formaram no na parte caribenha do Oceano Atlântico, destes, 7 passaram por alguma região da Flórida, sendo que, nesses 50 anos, 3 passaram pela região de Miami.

Não queremos diminuir a importância disso: dos 3, o furacão Andrews, de 1992, teve um impacto forte e deixou marcas… Mas preparou, e muito, toda a região, para o que veio no futuro, pois apesar de alguns danos importantes, os dois outros furacões não tiveram o mesmo efeito destruidor… Foram mais fracos? Não – a população e as autoridades é que estavam muito mais preparados. Por isso a política de divulgação das temporadas de furacões… Não é uma determinação que algo acontecerá, mas sim um exercício de cautela e preparativos.

Alguns dos pontos importantes que devem ser lembrados:

– A temporada têm início no dia 01 de Junho e vai até o dia 30 de Novembro. É neste intervalo que os trópicos têm uma maior intensidade na formação de tempestades.
– Apesar desse intervalo longo, os meses que mostram mais atividade são: Agosto e, principalmente, Setembro. São raros os casos fora desses meses (alguns casos no início de Outubro).
– Importante: não existem surpresas! Ou seja, o furacão não irá aparecer do dia para a noite – essas tempestades começam a ser monitoradas desde sua formação, próximo da costa africana ou no caribe. O Centro Nacional de Furacões, situado aqui em Miami, faz monitoramentos constantes e passa a informar sobre a probabilidade da tempestade atingir os Estados Unidos e, caso isso aconteça, onde poderá passar. Essa probabilidade adquire mais confiança, com até 3 dias de antecedência.
– Toda a infraestrutura, em Miami e toda a Flórida, é dimensionada para receber o mais forte dos furações, bem como os prédios, casas, hotéis, etc.

Qual é nossa recomendação?
Não deixe que a temporada de furacões influencie a decisão de sua viagem – a probabilidade de algo acontecer é sempre pequena – mas, quando viajar nessa época, não deixe de acompanhar os boletins e monitoramentos. Existem até aplicativos que podem ser baixados no seu celular. Gostamos de indicar o Hurricane Tracker (pago) ou o Hurricane by American Red Cross (gratuito).
A informação é a melhor defesa – nada vêm de surpresa.

Mas se acontecer, e eu estiver no meio do caminho?
– Siga as instruções do seu hotel ou de onde você estiver hospedado.
– De preferência, se o caminho de uma tempestade está indicando uma região próxima de você, mude seus planos e vá para um local fora do cone de ação – pense em Orlando, Tampa, Sarasota, etc.
– A passagem do furacão é sempre muito rápida. Os problemas vêm por conta da falta de luz, árvores caídas e detritos nas ruas. Esses desconfortos podem requerer que você antecipe sua volta ou que mude os planos.

O melhor website para o monitoramento da temporada de furacões é o do National Hurricane Center (Centro Nacional de Furacões), que pode ser acessado clicando a frase a seguir: Guia de Miani – NOAA .

Ponto Miami Dicas de Miami Guia de Miami Temporada de Furações 2

Dicas de Miami – Temporada de Furações. Guia de Miami. O que fazer em Miami. Viagem para Miami

 

Guia de Miami – Viagem para Miami

 

 

Tags: ,,,,,,,,

Comments

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.

Visit us on Google+